quinta-feira, 9 de julho de 2009

Bolinho de frango como patrimônio cultural de Itapetininga


A origem

A receita do bolinho de frango tradicional, esta já tem mais de um século, segundo a afirmação de Cristóvão Deoclécio de Freitas, cuja família, natural do distrito de Gramadinho (Itapetininga), a qual inventou a receita deste tradicional do bolinho.

Segundo Cristóvão, seu pai, Odilon de Freitas, chegou que ao distrito do Gramadinho na década de 30, conheceu sua mãe e resolveu comprar o bar da sogra, dona Cuta, que já fazia o bolinho, e assim se deu o inicio de toda uma historia de gerações. O bar costumava ficar lotado aos domingos, recebendo viajantes de todo lugar, já que a estrada passava bem na frente do estabelecimento, que ganhou ainda um posto de gasolina e um pequeno hotel.

Com o passar do tempo, os visitantes foram divulgando o saboroso bolinho por onde passavam e mais pessoas vinham até o distrito para saborear o famoso bolinho. Até hoje o bar é conhecido pelo seu famoso bolinho de frango, e muitos são os viajantes que ainda param no local apenas para apreciar a iguaria.

A receita

“Bolinho de Frango de Itapetininga”

Ingredientes


1kg de farinha de milho em flocos
1 peito de frango
alho amassado
sal a gosto
1 limão
2 colheres de óleo
4 tabletes de cardo de frango
1 maço de cebolinha picadinha
Cheiro verde picadinho
3 colheres de polvilho azedo
água p fazer o caldo
óleo p fritar
Modo de Preparo

Tempere o peito de frango com alho, sal e limão; em seguida coloque o óleo em uma panela e aqueça, frite o peito de frango e depois acrescente água ate tampar o frango e coloque também um pouco da cebolinha e do cheiro verde. Depois que o frango estiver cozido retire o frango e reserve.

Já no caldo que formou você acrescenta, caldo de carne e mais água até ter mais ou menos 4 l de caldo e deixa ferver bastante. Enquanto isso numa tigela grande você coloca a farinha de milho e vai amassando a farinha ate virar quase um pó, colocando um pouquinho de água só pra umedecer levemente, depois coloca um pouco de sal e a cebolinha picadinha.

Quando o caldo estiver fervendo você o acrescenta na farinha até virar uma pasta mole, e bem úmida. Tem que deixar a massa esfriar bem. Quando estiver fria, ela tem que estar com uma consistência úmida se acrescenta o polvilho dissolvido em meio copo de água e mexe bem. Deixa a massa descansar de um dia para o outro. Desfie o frango e tempere a seu gosto. Depois é só enrola o bolinho recheando com o frango e em seguida fritar em óleo abundante e bem quente ate dourar.

PS: O segredo para que não estoure o bolinho, é o óleo muito quente e não mexer os bolinhos enquanto os frita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário