sexta-feira, 3 de julho de 2009

Dieta da USP - Preparando as Refeições

Muita gente tem tido um pouco de dúvida em qual é a melhor maneira de preparar as refeições da dieta da USP já que o cardápio quase não especifica nada.
Bom para facilitar a vida de vocês eu testei algumas maneiras da dieta ser menos sofrida e mais saborosa.
Lá vão os resultados e boa sorte a todos que estão seguindo a dieta:

Para as saladas não ficarem sem sabor, faça um molho pouco calórico misturando:

suco de 1 limão
1 colher de chá de vinagre
salsa desidratada a gosto
orégano desidratado a gosto
1 colher de chá de alho desidratado em flocos
NÃO USE SAL NAS REFEIÇÕES.
No preparo das ervas que podem ser agrião, chicória, couve, alface lave-as muito bem e descontamine-as em uma solução de 1 colher de chá de vinagre para 1 litro de água. Piqueas bem fininho e quando for preparar o prato monte de maneira bonita sempre, o prato visualmente arrumado ajuda a suavisar os efeitos de privação que a dieta imprime no nosso cérebro.
Os ovos cozidos não devem ser cozidos por mais de 5 minutos contando a partir da alta fervura da água.
No almoço que requer 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas proceda da seguinte maneira:
Cozinhe as vagens inteiras e os ovos, faça torradas de pão de forma na torradeira ou use torradas prontas, o grande segredo esta em como comer esses três alimentos. Esprema um limão em uma tigelinha e junte ao suco do limão os ovos e orégano desidratado, com um garfo amasse bem até virar um paté de ovos com o suco do limão e passe o paté sobre as torradas. Escorra a vagem deixando-a bem sequinha e tempere com suco de meio limão.
Quando a dieta diz “Presunto á vontade”, frango grelhado á vontade” e” queijo minas á vontade” não significa meio kg de cada um… Nunca ultrapasse 200g de presunto e queijo e nem 300 de frango.
Os biscoitos cream crakers são no máximo 5. O ideal são 3.
Vegetarianos podem substituir os presuntos, frangos, peixes e carnes por 1porção de proteína vegetal a sua escolha contando que no preparo não utilizem manteiga, nem óleo, minha sugestão é uma carne de soja refogada com salsa, cabola e suco de limão. Acompanhem com salada de um tomate.
Quando for requerido uma salada de cenoura e ovo, rale a cenoura em ralador grosso e tempere com o molho que eu ensinei, pique o ovo cozido em cubinhos e misture a cenoura, fica muito mais saboroso.
Na salada de fruta opte por maça, mamão, abacaxi e pera, fuja de abacate, açaí e laranja.
O Iogurte ser light ajuda muito.
Tempere a salada de fruta com uma especiaria que vá bem com a fruta que você escolheu como canela para maçã e banana, hortelã para abacaxí, baunilha para a pêra e assim por diante.
Se quiser bater a salada de frutas no liquidificador com o iogurte, coloque algumas pedras de gelo e vá fundo, mas lembre-se de se demorar bem ao tomar o shake, tanto quanto estivesse mastigando.
Quando o café da manhã for cenoura espremida com limão e café, separe isso fazendo um suco de cenoura com limão da seguinte forma:
Descasque o limão e corte em 4, sescasque e pique a cenoura em cubos coloque no liquidificador e bata com 1 xícara de água e adoçante e gelo a gosto. Tome o café ao longo da manhã em pequenas xícaras.
Quando o café da manhã for café com limão use o mesmo truque anterior, faça uma limonada suíça com adoçante e tome o café ao longo da manhã.
No dia do bife grelhado com frutas á vontade opte por uma carne rica em ferro como fígado e frutas como abacaxi e maçã.
Faça chás de ervas variadas e tome gelado ao longo do dia, dependendo da planta escolhida além de ajudar na eliminação de líquidos pode ser calmante e relaxante, chás de Erva Doce, Camomila, Morango, Melissa, Chá Verde e Branco são boas opções.
Tome água gelada.
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário