sábado, 4 de julho de 2009

TRUFAS

TRUFAS

A trufa original, criada na França, tem somente uma receita de massa (a descrita abaixo), porém muitas pessoas já fizeram modificações e adaptações a essa receita e continuam chamando de “trufas” devido ao status desta.
Receita : 1 lata de creme de leite s/ soro
400 gr. de chocolate ao leite
250 gr. de chocolate meio amargo
1 colher de mel
1 cálice de conhaque (+- 30 ml.)
Colocar a panela de banho-maria no fogo. Quando a água ferver, colocar na panela de cima o creme de leite e o mel mexendo bem até ficar líquido. Tirar a panela de cima, acrescentar o chocolate picado e voltar ao fogo. Quando o chocolate começar a derreter, desligar o fogo e mexer bem até ficar uma massa homogênea. Tirar do vapor e misturar o conhaque.
Se quiser adicionar frutas secas, colocar após a bebida ser incorporada. No caso de frutas em calda, escorrer bem e adicionar à massa somente quando esta estiver fria.
Colocar a massa em uma tigela tampada e após esfriar levar à geladeira por no mínimo 24 horas antes de banhar no chocolate.



Para moldas as trufas, utilize duas colheres para dar um formato arredondado. Banhe a bolinha no chocolate e retire com o garfinho. Não bata o garfinho para não deformar a trufa, deixe somente escorrer o excesso de chocolate. Após o banho de chocolate as trufas não voltam para a geladeira e podem secar normalmente ou serem polvilhadas (ou passadas) com chocolate em pó ou cacau em pó quando o banho ainda estiver mole.




Existem algumas variações de bebidas e frutas para a massa da trufas. Elas são :

Conhaque com damasco
Whisky com nozes ou pêssego em calda
Cherry brandy com cerejas
Amareto com amêndoas ou avelãs
Vinho do Porto com frutas cristalizadas
Rum com passas ou ameixas
Licor de Menta
Licor de Anis
Licor de Laranja (Cointreau, Grandmarnier)
Café (1 colh. de sopa rasa de Nescafé dissolvida no conhaque ou amareto)
As trufas têm validade de 4 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário