quarta-feira, 4 de novembro de 2009

BOLO DE MACAXEIRA





BOLO DE MACAXEIRA

Ingredientes

1 kg de macaxeira (mandioca, aipim)
2 xícaras (chá) de leite de coco
1/2 xícara (chá) de água
2 e ½ xícara (chá) de açúcar (se gostar desse bolo bem docinho use até 3 xícaras)
1 colher (sopa) de manteiga derretida
2 ovos

Modo de fazer

Descasque, lave bem e rale a macaxeira na “parte fina do ralador”. Coloque-a sobre um pano fino (tipo morim ou fralda ou voal). Esprema bem deixando o líquido cair dentro de um recipiente. O resultado sairá melhor se você espremer a macaxeira aos poucos, em etapas.
Deixe o líquido repousar no recipiente por cerca de 20 minutos até a goma (amido se depositar no fundo).
Então escorra somente o líquido de cima descartando-o e reservando a goma no fundo do recipiente.
Em outro recipiente coloque a macaxeira ralada e junte a goma (amido) reservada, o açúcar, os ovos, a manteiga derretida, 1 xícara do leite de coco e a 1/2 xícara de água.
Misture bem.
Coloque a massa numa forma de buraco no meio de 22 cm de diâmetro bem untada com bastante manteiga (eu usei uma de 24, ficou um pouco mais baixo).
Leve ao forno preaquecido (180°) e asse inicialmente por 30 minutos então retire do forno e regue com a metade do leite de coco restante (1/2 xícara) volte a forma ao forno e asse por mais 30 minutos, retire-a novamente e regue com o leite de coco restante (1/2 xícara) e termine de assar por mais 30 minutos até dourar ligeiramente.
Para desenformar aguarde esfriar totalmente e com uma faca de ponta arredondada vá soltando e “descolando-o” da forma. Dá um pouquinho de trabalho, mas ele não quebra.
Corte em fatias e sirva.

Rende 12 a 15 porções.


Observações dessa cozinha:

__ Esse bolo fica muito melhor se você o deixar repousar algumas horas antes de servi-lo. Faça-o de manhã para a noite ou vice e versa.

__ Observe que esse bolo não leva fermento algum.

__Use medidas padrão, xícaras de 240 ml

Nenhum comentário:

Postar um comentário