quinta-feira, 19 de novembro de 2009

bolo de Morango com Chantilly





Pão de ló


4 ovos separados
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de chá de água fervente

Separe 4 claras e 4 gemas.

Bata as claras em neve e reserve.

Na tigela maior da batedeira, coloque as 4 gemas com 1 xícara de chá de água fervente e bata até espumar bastante, por mais ou menos 4 minutos.

Sempre batendo e aos poucos, primeiro coloque 2 xícaras de chá de açúcar. Depois de alguns minutos, aos poucos, incorpore 2 xícaras de chá de farinha de trigo e continue bater até ficar homogênea.(aproximadamente uns 5 minutos).

Desligue a batedeira, junte o fermento em pó, as claras em neve e com uma colher de pau, mexa delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima.Passe margarina na forma e polvilhe com farinha de trigo.

Despeje a massa e bata a assadeira com a massa algumas vezes numa superfície dura a fim de eliminar eventuais bolhas de ar que podem expandir e causar a quebra do bolo na hora de desenformar.

Leve ao forno pré-aquecido a 180 por aproximadamente mais 40-50 minutos.

Para saber se o bolo está assado, enfie um palito no meio do bolo. Se sair úmido é porque precisa assar mais tempo. Quando sair seco, desligue o forno e retire o bolo, com cuidado para não queimar as mãos.

Espere esfriar para desenformar.

Para o recheio eu usei:

290ml de nata batida na batedeira com 2 colheres de sopa de açúcar. Bati até ficar em ponto de chantily.
400g de morangos
Chocolate branco ralado 100-150g

Para calda:
suco de 1 lata média de pêssegos
Para cobertura:

400ml de nata ( usei marca Elmea) batida com 4 colheres de açúcar até ponto de chantilly
Morangos e pêssegos se preferir.

Faço o pão de ló um dia antes pois acho melhor para cortar.


Corto o bolo em 3 camadas iguais. Se a parte de cima do bolo ficou ondulada, ou acucarada, corte até deixá-la retinha

Não gosto de bolos secos por isso, antes de rechear com chantilly e morangos, gosto de umedecer as camadas com uma calda. Geralmente uso calda de pêssegos em lata pois acho mais prático. A calda da lata de pêssego média é suficiente para umedecer as 3 fatias de bolo. Com o auxílio de uma colher de sopa, vou umedecendo um pouco cada camada.

Depois coloco metade do chantilly por cima do bolo, distribuo morangos cortados em fatias (geralmente 3 rodelas para cada morango, se for médio) e coloco uma ao lado da outra, ou se preferir pode misturar ao chantilly. Ralo um pouco de chocolate branco por cima (pode ser misturado com o chantilly também depois de pronto). Coloco então a próxima camada de bolo e repito a mesma operação ou seja, calda, chantilly, morangos e chocolate branco ralado.

Cubro com a última camada de bolo e umedeço novamente um pouco.

Preparo novamente o chantilly para cobrir o bolo e decorar. Uso 1 pote e meio ( em torno de 400ml de nata). Com o auxílio de uma espátula vou cobrindo o bolo. Depois de coberto, para deixar uma aparência mais uniforme e bem lisinha, eu esquento um pouco de água e mergulho a espátula de inóx ou uma faca grande na água. Seco, espero alguns segundos e passo a espátula ou faca por cima do chantilly para finalizar. Isso só vale para o chantilly bem firme pois senão vai derreter.

Com o auxílio do saco de confeiteiro, decorei as bordas e as laterias do bolo.

Cortei morangos ao meio e decorei a lateral e o top do bolo juntamente com pêssegos

Leve à geladeira até o momento de servir

Nenhum comentário:

Postar um comentário