quarta-feira, 4 de novembro de 2009

BOLO EMBANANADO – Confort Food



BOLO EMBANANADO – Confort Food


O post de hoje seria outro, mas como choveu ontem praticamente o dia inteiro e amanhecemos em típica segunda e terça-feira de inverno tive que deixar o tema tropical para outro dia. Ou melhor, quem sabe até a tarde já que esse nosso clima anda tão imprevisível.

Bolos de banana fazem parte da lista de confort food de muita gente. Quem não se lembra de bem no meio da tarde sentir o doce aroma de um bolo desses. Rescendendo a canela e assando bem no meio da tarde quando criança!

Uma época morei em Belo Horizonte (MG) e foi um tempo de certa forma difícil por que estive longe de meus pais e longe também de muita gente querida. Preparar pratos que habitavam a minha memória trazia para perto de mim boas lembranças que me confortavam.

Lembro-me de como desejava sentir o aroma desse bolo e de um cafezinho recém passado. Só era possível encontrar a banana caturra na cidade que é uma variedade da banana nanica, mas é menor e mais fina e tem o sabor a meu ver diferente também. Resumindo, quando o bolo era assado não produzia o aroma tão esperado por mim e então eu me sentia frustrada.

Na primeira visita de volta a São Paulo quase me acabei de tanto comer bolo de banana!
Hummm... Como era bom sentir aquele cheirinho.... E comer o bolo então... Eu não gosto de comer bolo quente, mas não esperava nem que esfriassem!

Se esse meu papo todo ainda não foi capaz de te convencer a fazer esse bolo embananado, talvez o fato de que as bananas andam um tanto esquecidas desde as festas de fim de ano seja. E se ainda não bastar esse é um bolo fácil, próprio para as férias e feito no liquidificador!


BOLO EMBANANADO

Ingredientes

Massa
4 ovos
1 xícara (chá) de óleo de milho ou canola
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio
6 bananas nanicas maduras
½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó

Cobertura
½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó

Modo de fazer

Descasque as bananas retire-lhes as pontinhas pretas e amasse uma por uma com um garfo, misture a canela e reserve.
No copo do liquidificador coloque todos os ingredientes da massa começando com os líquidos e bata até ficar homogêneo.
A parte misture o açúcar com a canela da cobertura e reserve.
Unte e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira retangular de aproximadamente 32x22 cm. Coloque metade da massa e por cima espalhe as bananas amassadas com a ajuda de uma colher. Cubra com o restante da massa, nivelando cuidadosamente com uma colher. Cubra salpicando todo o açúcar com canela reservado.
Asse em forno médio (180°) por cerca de 40 minutos, demora um pouco para assar, faça um teste inserindo um palito, se sair seco está pronto.
Depois de frio corte em quadradinhos para servir.


Dicas dessa cozinha:
__Esse bolo também é perfeito para aproveitar bananas que já estão maduras demais.

Observações dessa cozinha:
__Use medidas padrão, xícaras de 240 ml

Nenhum comentário:

Postar um comentário