quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Hambúrguer



Tipo de Culinária: Culinária Popular

Categoria: Pratos Principais
Subcategorias: Carnes
Rendimento: 4 porções

Não existe uma versão definitiva para a origem do hambúrguer. Uma delas conta que tudo começou com os guerreiros tártaros que levavam carne embaixo da sela de seus cavalos para amaciar e conservá-las. Elas eram consumidas sem serem cozidas. Em homenagem a esse fato os alemães batizaram o famoso prato de carne crua temperada com ovo cru, cebola, vinagre e sal de steak tartar.



Quando os imigrantes germânicos originários de Hamburgo chegaram à América no início do século XIV, eles trouxeram sua receita, que foi frita para se adaptar ao gosto local. Com o passar do tempo ela foi se popularizando e evoluindo, tomando a forma do sanduíche que conhecemos hoje em dia.



A responsável por dar a forma final e difundi-la para o grande público foi a White Castle, primeira cadeia de hambúrgueres do mundo, inaugurada em 1924 nos Estados Unidos. No Brasil a moda do hambúrguer se espalhou através da lanchonete Bob's, que inaugurou sua primeira loja em 1952 em Copacabana, no Rio de Janeiro.


Ingredientes:
350 gr de patinho moído(s)
quanto baste de sal
150 gr de contrafilé moído(s)


Misture bem as carnes. Divida-as em quatro porções. Faça uma bola com a carne, coloque dentro de um saco plástico cortado e pressione com uma superfície plana para formar o hambúrguer. Pode ser o fundo de um prato de sobremesa. Ele deve ficar com um cm de altura aproximadamente. Esquente bem uma chapa ou frigideira e Unte com óleo. Use um guardanapo para ajudar a espalhar o óleo e retirar o excesso. Grelhe o hambúrguer de um lado até ficar dourado. Vire e tempere com o sal. Faça a mesma coisa com o outro lado. Sirva em pão de hambúrguer com o seu acompanhamento preferido.



Dicas

Acompanhamentos e Molhos:



- Queijo prato

- Queijo cheddar

- Queijo mussarela

- Queijo gorgonzola

- Queijo provolone

- Requeijão

- Maionese

- Alface

- Tomate

- Rúcula

- Agrião

- Champignon temperado (alho, salsinha, azeite, pimenta-do-reino e sal)

- Bacon

- Cebola frita

- Molho vinagrete

- Molho tártaro (maionese, pepino em conserva, alcaparra e azeitona)

- Iogurte com hortelã (Iogurte, hortelã picada, cominho e uma pitada de açúcar mascavo)

- Guacamole (abacate, tomate picado, alho amassado, cebola picada limão e coentro)

- Mostarda com mel





Dicas para o seu hambúrguer:



A chapa deve estar bem quente para que o seu hambúrguer fique dourado por fora e suculento por dentro. Para deixar o hambúrguer mais macio, adicione um pouco de água, uns 60ml para cada quilo de carne.



O hambúrguer original é feito somente com carne, mas você poderá adicionar alguns ingredientes para dar um sabor diferente. Esses são algumas idéias que podem ser usadas sozinhas ou em combinação com outras: cebola picada, alho, pimentão, azeitonas, queijo parmesão, ervas (manjericão, cebolinha, salsinha), molho inglês e shoyu. Fique a vontade para inventar a sua receita.



Você poderá comprar alguns acessórios para deixar o seu hambúrguer igual ao da lanchonete: chapa de ferro, espátula, abafador (para derreter o queijo), bisnagas (para catchup, mostarda) e saquinhos de papel para acondicionar o sanduíche.



Você também poderá utilizar a bisnaga para borrifar água em cima do queijo. O vapor que se formará dentro do abafador ajudará a derretê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário