domingo, 15 de novembro de 2009

Torta de Maçã




Para a massa: 1 pacote de biscoito maizena, 200gr de manteiga sem sal.



1. triture rapidamente os biscoitos no liquidificador (geralmente a posição pulsar já resolve a parada)


2. o resultado será uma espécie de farofinha, que eu gosto um pouco mais pedaçuda, mas aí vai do gosto do freguês

3. numa panela derreta a manteiga sem deixar ferver/queimar

4. misture a manteiga com a farofa de biscoito numa travessa

5. misture bem até formar uma farofa úmida

6. com essa farofa, forre o fundo de uma fôrma de fundo removível (para a receita da torta de maçã, o ideal é uma de 20cm de diâmetro)

7. faça o mesmo com as laterais da forma - vá moldando cuidadosamente a farofa nas laterais (não se preocupe, ela vai "grudar" nas laterais)

8. depois de toda forrada, leve ao forno pré-aquecido por uns 10 minutos, apenas o suficiente para dar uma ligeira dourada na massa.

Está pronta a base da torta! Essa receita também pode ser usada para tortas salgadas, substituindo o biscoito maizena por cream craker ou outro tipo de biscoito salgado (ou de água e sal).
dica de rainha: se você quiser fazer uma base de torta de chocolate, basta acrescentar algumas colheres de chocolate em pó (não achocolatado!) à massa na hora de misturar.
Para os recheios da torta de maçã... 3 maçãs descascadas e picadas em cubinhos, 5 colheres (sopa) de açucar, canela em pó, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite sem soro, 3 gemas, 1 fava de baunilha, 1 envelope de gelatina incolor sem sabor.

Montando a torta...

                                                    
1. leve a maçã com o açúcar ao fogo


2. cozinhe até que a maçã fique macia
3. retire da panela e separe 2/3 (reserve o 1/3 restante) da maçã cozida e leve ao liquidificador com 2 colheres (chá) de canela em pó
4. junte a maçã do liquidificador com o restante reservado e misture bem
5. com essa mistura de maçãs, cubra a base da massa já assada e reserve enquanto prepara o creme
6. numa panela coloque o leite condensado, as gemas batidas e as sementes da fava de baunilha
7. cozinhe mexendo sempre até que esteja bem homogêneo
8. transfira para uma travessa e junte o creme de leite e a gelatina hidratada com água (siga as instruções da embalagem)
9. despeje o creme por cima do recheio de maçãs, polvilhe canela misturada com açúcar por cima e leve à geladeira por 2 horas ou até servir.
10. depois de firme, decore a gosto - eu usei fatias de maçã que foram ao fogo com água e limão até ficarem quase macias, depois ajeitei sobre a torta e pincelei melaço (que eu levei ao fogo com um tantinho de água) e finalizei com um pau de canela.

Como eu usei uma fôrma maior do que 20 cm, tive que "aparar" as sobras da massa, uma vez que a quantidade de recheio era menor do que a altura da fôrma (por isso ela ficou mais fininha). Esfarelei um pouquinho das sobras e deixei nas laterais, o que deu, digamos, um ar "rústico" que eu curti.

Acho que as comadres mais chegadas em doce vão gostar bastante dessa torta (que para o meu paladar é um pouquinho doce demais), principalmente as que tiverem formiguinhas e formigões em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário