quinta-feira, 5 de novembro de 2009

DOCE DE CAJU-AMEIXA









A receita original desse doce leva o dobro da quantidade de água e é feita em fogão a lenha. O doce passa cerca de 12 horas em fogo muito lento, no final da preparação eles ficam muito escuros, quase pretos.
A receita apresentada aqui é uma adaptação feita por mim para o fogão convencional a gás, portanto não se esqueça o segredo pra obter a coloração escura é executar a receita em fogo muito brando.
Na seqüência de fotos você poderá observar as várias etapas da execução da receita, vale lembrar que aqui estou utilizando apenas metade dos ingredientes pedidos.
Para quem aprecia essa fruta com a cara do Brasil, o sabor desse doce é algo inesquecível!



DOCE DE CAJU-AMEIXA



Ingredientes:

30 cajus maduros
1 kg de açúcar
2 litros de água

Modo de Fazer:

Lave bem os cajus e retire as castanhas sem usar faca.
Vá torcendo com as mãos até arrancar.
Depois com um garfo fure várias vezes os cajus, um por um.
Não é necessário espremer, basta furar.
Numa panela grande, junte a água e o açúcar e mexa com uma colher, junte os cajus, misture e leve ao fogo alto.
Quando levantar fervura abaixe, deixando em fogo brando.Deixe cozinhar por 2 horas, então desligue e reserve até o outro dia.
No dia seguinte volte a panela ao fogo brando e cozinhe por mais 2 horas.
Se a calda secar antes desse tempo, atrase o ponto do doce acrescentando ½ xícara de água fria, sempre pelas bordas da panela. Você pode "atrasar" o ponto do doce quantas vezes achar necessário até que ele atinja a coloração marrom escura característica do caju-ameixa.
O doce estará no ponto quando a calda praticamente secar, ela deve ficar como uma espuma grossa e de cor caramelo bem escuro, cuidado pra não deixar queimar.
Os cajus devem ficar bem escuros, quase pretos.
Deixe-os esfriar na panela.
Então retire um por um e coloque sobre uma peneira, deixe escorrer e tomar um pouco de ar até que sequem um pouco (cubra com filó).
Eles parecerão pegajosos no início mas ao escorrerem mudarão de aspecto.Deixe escorrendo por dois ou três dias em local bem protegido.
Passe para um recipiente com tampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário