quinta-feira, 5 de novembro de 2009

GELATINA MOSAICO - CONFORT FOOD


GELATINA MOSAICO - CONFORT FOOD


Gelatina mosaico, mosaico de gelatina, gelatina colorida, tem tantos nomes essa sobremesa e ela é tão comum em tantas casas brasileiras que eu quase nem a coloco aqui. Mas esse doce fresquinho e colorido faz parte da minha lista de confort food. Minha memória está repleta de bons momentos associados a ele.

Eu como deste doce desde pequena, ainda morávamos em Campinas quando minha mãe aprendeu a fazê-lo com uma tia e desde então passou a ser uma das poucas sobremesas que ela costuma fazer. Ela gosta tanto que o chama de “mosaico do céu”.

A primeira versão que entrou em casa não levava leite condensado, apenas creme de leite, a mesma quantidade de leite e a gelatina incolor. Também é possível trocar a gelatina incolor por uma caixinha de gelatina com sabor, dá certa da mesma maneira, basta observar as devidas quantidades de líquido e fazer substituições desejadas.

Quando o tempo e a inspiração faltam e ao abrir o armário vejo algumas caixinhas de gelatina acenando pra mim não penso duas vezes - Hoje vai ter mosaico de gelatina!


GELATINA MOSAICO


Ingredientes

4 caixas de gelatina de sabores e cores diferentes
1 sache de gelatina incolor e sem sabor (12g)
1/4 xícara (chá) de água fria
1 lata de leite condensado (395g)
1 lata de creme de leite (300g)

Modo de fazer

Prepare separadamente cada um dos sabores de gelatina conforme as instruções da embalagem, usando 500 ml de água para cada sabor. E leve-os para gelar em recipientes também separados até que fiquem bem firmes.
Hidrate e dissolva a gelatina incolor na água fria (1/4 de xícara) depois leve ao banho-maria ou ao micro ondas (20 a 30 seg.) para que fique bem dissolvida. Reserve.
Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e a gelatina incolor que foi dissolvida.
Retire as gelatinas da geladeira e com o auxílio de uma faca corte cada uma delas em cubos.
Escolha um recipiente grande ou taças individuais para montar o doce.
Coloque um pouco de cada cor de gelatina no fundo do recipiente e por cima despeje um pouco do creme do liquidificador. Sacuda o recipiente levemente com as mãos para que tudo fique misturado, não use colher para fazer isso para que os cubos não se quebrem. Repita a operação, mais cubos de gelatina, mais creme, sempre sacudindo o recipiente a cada adição até que todos terminem.
Cubra com filme plástico e leve novamente para a geladeira até que fique bem firme.


Observações dessa cozinha:


__ Se gostar mais da parte branca dessa sobremesa, use apenas 3 caixas de gelatina.



__ Essa sobremesa não congela.


__ Use medidas padrão, xícaras de 240 ml

Nenhum comentário:

Postar um comentário