quinta-feira, 5 de novembro de 2009

GELÉIA DE GOIABA



GELÉIA DE GOIABA


Ingredientes

5 kg de goiaba madura sem casca
2 kg de açúcar cristal
Suco de 2 limões
2 xícaras (chá) de água

Modo de preparo

Higienize bem e descasque as goiabas, depois corte-as ao meio com as sementes. Coloque-as numa panela grande e leve ao fogo para cozinhar com o suco do limão e a água por cerca de meia hora.Vá retirando-as com o auxílio de uma colher grande e passe-as por uma peneira “média”, sempre raspando a polpa que vai se acumulando em baixo da peneira. E descartando o resíduo (fibras e sementes) que sobra em cima da peneira (irá sobrar uma boa quantidade de resíduo).
Passe a polpa obtida para uma boa panela de preferência de fundo grosso e junte o açúcar. Misture bem e leve ao fogo médio, sempre mexendo, pois ela costuma grudar facilmente no fundo.
Para saber se já esta no ponto, pingue um pouco da geléia num pires “gelado” e observe a geléia não deve escorrer e ao ser tocada com o dedo a superfície dela deve “enrugar”.
Passe então para vidros muito bem esterilizados e secos (sem encher até a borda) tampe bem e emborque-os (vire deixando tampa para baixo). Deixe assim por 20 minutos e depois os desvire.
Guarde em lugar abrigado da luz.



Observações dessa cozinha:

__ Essa receita é bem grande. Se desejar faça como eu, execute apenas a metade dela.

__ Para esterilizar os vidros, ferva-os juntamente com as tampas em uma panela com água e com o fundo forrado com um pano de cozinha. Retire com um pegador (de massas) e deixe-os emborcados sobre um pano seco até que sequem.

__ A geléia deve ser acondicionada nos vidros ainda quente e os vidros devem ser tampados e “emborcados” logo após, para que se forme o vácuo.

__ Use medidas padrão, xícaras de 240 ml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário