quinta-feira, 5 de novembro de 2009

GELÉIA DE UVA NIÁGARA


GELÉIA DE UVA NIÁGARA

Ingredientes

500g de uvas rosadas Niágara
300 g de açúcar
1 e 1/2 copo (americano) de água (300 ml)

Modo de fazer

Higienize muito bem as uvas. Solte-as dos cachos e coloque-as numa panela, cubra com a água e leve ao fogo deixando ferver por 10 minutos.
Retire do fogo e amasse-as com uma concha. Passe por peneira com a ajuda das costas de uma colher sem apertar muito.
Coloque o líquido obtido numa panela grossa, alta e de preferência com cabo, junte o açúcar mexa para misturar e leve ao fogo.
Quando começar a ferver reduza a chama e vá retirando a espuma que se forma na superfície com a ajuda de uma escumadeira. Cozinhe até o ponto de geléia, cerca de 20 minutos. Quando a geléia começar a cair em gotas pesadas da colher é hora de começar a testar o ponto.
Mantenha um pires no freezer, quando quiser fazer o teste retire o pires do freezer e pingue um pouco da geléia, volte o pires ao freezer por alguns instantes. Retire-o e toque a geléia com o dedo, ela deve enrugar, então estará no ponto certo.
Passe para um vidros esterilizado tampe bem e emborque (coloque de cabeça para baixo) por 20 minutos para formar o vácuo. Desvire o vidro e armazene em lugar abrigado da luz.


Observações dessa cozinha:

__Não espere que essa geléia engrosse para verificar o ponto! Quando ela começa a cair em gotas bem pesadas da colher, retire a panela do fogo e comece a testar o ponto.
__Cuidado para não deixar muito tempo cozinhando, ela tem altas quantidades de açúcar e queima facilmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário