sexta-feira, 6 de novembro de 2009

MEU MOLHO DE TOMATE FAVORITO



Eu usei um tomate oval que aqui é chamado de tomate rasteiro, mas poderá ser usado qualquer outro tipo de tomate próprio para molhos, desde que esteja bem vermelho maduro e perfumado.

As ervas podem ser trocadas a gosto desde que você não deixe de colocá-las elas farão toda a diferença. Como esse molho tem um bom rendimento e se você não tem nenhuma grande refeição à vista, congele-o em potes com tampa em pequenas porções. É o que eu costumo fazer.

E como ele é uma base para usá-lo basta soltar a imaginação. Acrescente lâminas de alho dourado em azeite de oliva, cebola, anchovas, cogumelos, bacon, azeitonas, ou use-o como parte de outras preparações.

Apesar do trabalho de passar o tomate depois de cozido pela peneira eu o considero bem fácil de ser feito. E o sabor? Nem te conto! É maravilhoso!

Como gosto muito, muito desse molho sou totalmente suspeita para falar algo mais sobre ele a menos que seja para dizer que é o meu molho de tomates favorito!


MEU MOLHO DE TOMATE FAVORITO

Ingredientes

3 kg de tomates bem maduros e bem vermelhos
1 colher (sopa) de sal – não use mais que isso
2 ramos de alecrim (pequenos)
1 maço pequeno de tomilho – na falta use manjericão ou manjerona
2 folhas de louro
1 amarrado de salsa e cebolinha
1 cebola grande cortada em quatro
1 dente de alho inteiro e sem a casca

Modo de fazer

Higienize bem os tomates, corte-os ao meio e coloque-os numa panela grande e de bordas altas.
Ajeite-os com a parte cortada voltada para baixo,um bem ao lado do outro, fazendo camadas.
Por cima espalhe as ervas, a cebola, o dente de alho e polvilhe o sal.
Tampe a panela e leve ao fogo baixo por cerca de 3 horas.
Os tomates irão soltar seu suco gradativamente, formando assim um molho concentrado e perfumado.
Retire as ervas e passe o molho por peneira, para retirar sementes e pele.
Armazene em pequenos potes no freezer ou utilize em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário