sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PÃO COM FIBRA DE TRIGO



PÃO COM FIBRA DE TRIGO

Ingredientes

1 envelope de 10g de fermento biológico instantâneo (tipo Fermix)
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de sal
1/2 copo (tipo americano – 200 ml) de gérmen de trigo
2 copos (tipo americano – 200 ml) de fibra de trigo
1 copo (tipo americano – 200 ml) de óleo vegetal – de milho, canola, etc..
4 copos (tipo americano – 200 ml) de água
1 kg de farinha de trigo branca

Modo de fazer

Escolha um recipiente grande, eu gosto de usar um que já tenha tampa assim deixo a massa crescer dentro dele.

Misture a fibra e o gérmen de trigo, o açúcar, o sal e o fermento. Acrescente a água (em dias muito frios poderá ser ligeiramente aquecida) e o óleo misture bem e junte quase toda a farinha de trigo.
Passe a massa para uma bancada untada com óleo ou polvilhada com fibra de trigo e sove fazendo movimentos de ir e vir com a mão. Acrescente o restante da farinha e acabe de sovar a massa por cerca de 20 minutos. Essa massa é muito boa de ser manuseada. Forme uma bola com ela e unte-a com óleo. Coloque dentro do próprio recipiente em que você começou a fazê-la tampe ou cubra bem com filme plástico. Deixe em lugar abrigado das correntes de ar até dobrar de volume. Demora um pouco mais de crescer em dias frios poderá levar até 2 horas.
Então passe a massa para a bancada novamente e abaixe para retirar o ar. Usando uma faca divida-a em pedaços conforme o tamanho ou modelo dos pães que irá fazer.
Coloque os pães ou pãezinhos em assadeiras ou formas próprias para pães untadas com e polvilhadas com fibra de trigo se desejar pincele os pães com água e polvilhe fibra de trigo e deixe crescer até dobrar o volume novamente.
Aqueça o forno por uns 15 minutos de antecedência e asse os pães, até que fique dourados, se achar necessário reduza a temperatura do forno na metade do tempo. Para saber se já estão assados teste batendo sobre eles com a ponta dos dedos o som deverá ser “oco”.
Retire-os do forno assim que der para manusear coloque-os sobre uma grade até que esfriem.


Observações dessa cozinha:

__ Se não possuir um copo tipo americano, use uma jarra graduada para medir, enchendo-a com o ingrediente citado até atingir a marca de 200 ml.

__ Como rende bastante aproveite para congelar parte dos pães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário